18 abril, 2012

REDAÇÃO - Redações sobre o fim do mundo.

ARTIGO DE OPINIÃO POR ÂNGELA LARISSA 3° ANO D
"O fim dos tempos"

Muitos dizem que o mundo irá acabar, com isso cada cultura e religião trazem suas teorias em relação a esse assunto. Sem entender muito bem de onde essa ideia se originou, alguns preferem ignorar o assunto e continuar vivendo suas vidas como se não existissem pessoas com este temor, outros se apegam à fé em Deus, estes me intrigam.
Quando se acredita em algo, carrega-se provas de que aquilo é real. Como a crença em Deus, por exemplo, pois a Sua existência depende, especificamente, da fé, pois, Ele não existe para os que não acreditam nEle. A partir daí, surge a opinião da ciência, apresentando os argumentos de que as catástrofes naturais são normais nos dias atuais, porém os cristãos rejeitam essas considerações e acreditam que elas são provas da volta de Cristo.
Agarrar-se à fé em Deus pode funcionar para aqueles que creem na salvação e na volta de Jesus, que marcará o julgamento de todos os que foram pecadores durante a sua jornada de vida e que não se arrependeram dos atos ruins cometidos. Para esses, o fim do mundo consiste numa questão religiosa e, por isso, dispensam a lógica científica.
Portanto, atrevo-me a dizer que o argumento defensivo de cada teoria religiosa, dependerá do ponto de vista da crença de cada indivíduo, ou seja, cada seguidor sabe defender a sua fé e a sua opinião sobre o “fim dos tempos”.

ARTIGO DE OPINIÃO POR ROSANA LIMA 3° ANO D
"A polaziração da sociedade entre o fim e uma nova era"

Ninguém sabe ao certo o futuro do planeta e em meio a este dilema, uns se preparam para o fim, enquanto outros se mantêm indiferentes a esta temática e ainda há aqueles que estudam para quebrar essas lendas. De modo que a sociedade vive dividida e em sua heterogeneidade enxerga apenas aquilo que lhe é conveniente.
Pouco se sabe sobre como o planeta irá acabar, contudo existem diversas teorias a respeito deste assunto que envolve muitas questões sociais, culturais e religiosas. Historicamente muitos povos já haviam estipulado uma possível data para o fim do mundo. Em contra partida a ciência, com auxilio da tecnologia vem tentando derrubar todos esses indícios através de diversos estudos.
Grande parte da população acredita que essas teorias que giram em torno de um provável fim não passam de lendas que são contadas pelo homem deste a formação das primeiras civilizações. A exemplo do Big Cruck onde se é afirmado que assim como o universo surgiu de uma explosão, o mesmo irá acabar desta maneira. Ou a teoria Maia que de acordo com a cosmologia Maia, existem cinco grandes ciclos, cada um com cerca de 1,125 anos. Quatro já se passaram e terminaram em destruição e o quinto ciclo está programado para o dia 21 de dezembro de 2012.
Assim, essas lendas logo adquiriram caráter religioso e cultural na sociedade contemporânea, trazendo à tona reflexões um tanto quanto existencialistas. Contudo a medida que novos boatos surgem organizações de cunho cientifico como a Nasa vem desenvolvendo diversos estudos para derrubar todas as possíveis ameaças e trazer mais tranqüilidade para a vida das


ARTIGO DE OPINIÃO POR ANDRESSA VIDAL 3° ANO D
"O fim da era"


Todos se perguntam se o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012, uma vez que grande parte do mundo atual está cercada de teorias, crenças e histórias que confirmam esse evento cabalístico, sendo que, cada uma delas conta com suas comprovações para provar que a verdade está ao seu lado. No entanto, toda essa situação favorece o surgimento de teses que não podem ser confirmadas a ponto de não saber se são realmente verdade e se podem, ou não, serem descartadas.
As pessoas sempre acreditam e cultuam várias crenças, pois acreditam que, com elas, podem conseguir a salvação e vários benefícios concedidos no fim dos tempos, como o perdão dos seus pecados e a libertação das dores sofridas, pois a obtenção dos benefícios é o que cada tese e crença prega sobre a salvação. Mas, para que isso aconteça, elas precisam se dedicar à religião.
Existem tantas culturas e teses diferentes que acabamos por ficar perdidos ou alienados, já que para conseguir favorecimentos precisamos seguir e acreditar que, quando o mundo chegar ao fim, obteremos diversos benefícios. Entretanto, a confiança excessiva nas crenças não é uma garantia de solução, pois a crença não é a certeza. As pessoas que acreditam em qualquer uma das teorias podem perder boa parte do seu tempo e da sua vida, discutindo uma situação que pode não ser verdadeira.
O que todas as explicações afirmam é que o fim dos tempos está próximo, pois o este mundo está cercado de pobreza, miséria, crise alimentar, superpopulação humana e desigualdade social. Tudo isso leva as pessoas a acreditarem que o mundo, realmente, acabará. Mas, para saber se o planeta chegará ao fim, teremos que esperar até a data especulada para este evento. Assim, é possível que o mundo não se acabe e que muitas pessoas se decepcionem, uma vez que o seu aprendizado não corresponderia à verdade e não teria como acontecer. Mas, de qualquer forma, acredito que, para humanidade, será sempre um aprendizado.

Nenhum comentário:

Recentes: