18 abril, 2012

GEOGRAFIA - O Fim Do Mundo e a Sétima Arte.

O FIM DO MUNDO E A SÉTIMA ARTE



O filme “presságio” fala, de modo geral, a história de uma menina que consegue prever grandes desastres que irão assombrar a Terra, a última dela é a destruição total do globo em consequência das atividades do sol. O Sol é uma imensa esfera gasosa e uma estrela (embora minúscula em comparação com outras) que fornece energia aos planetas. É através do sol que as plantas conseguem realizar a fotossíntese e, por isso, é considerado o mantenedor da vida na terra. A energia do sol é oriunda das fusões nucleares dos átomos de Hidrogênio formando átomos de Hélio. Também é possível a fusão de átomos de Hélio para a formação de outros elementos mais pesados, como; ferro, níquel, oxigênio, etc.
A cada segundo são queimadas inacreditáveis 700 toneladas de hidrogênio. Então, é que de se supor que um dia o Sol esgotará suas reservas de hidrogênio e “morrerá”, se transformando em um “gigante vermelho”; tem esse nome porque é uma enorme esfera de energia que destrói tudo que está em volta. Nesse estágio, o raio do sol será 200 vezes maior e expelirá 5000 vezes mais energia do que hoje. A temperatura média da terra será de 500º C, ficando inviável a vida, de qualquer tipo, no planeta água, que terá a aparência de “planeta vapor”. Este fenômeno ocorrerá daqui a 7,5 bilhões de anos, preveem os cientistas. 


Mas, no filme, o que acontece não é a morte do sol e sim uma erupção solar. O sol não é uma esfera rígida, como a Terra; ele é uma esfera de consistência gasosa e, por isso, a porção equatorial tem um período de rotação (giro sobre o próprio eixo) maior que a parte localizada nos polos. Esta diferença cria “defeitos” no campo magnético do sol e com isso se gera as chamadas manchas solares. Essas manchas solares são lugares instáveis em que é possível um escape fácil de gás com mais de 1,5 milhão de graus centígrados e 10 bilhões de toneladas. Estas são as erupções solares. Na maioria das vezes, essa massa de gás ionizado volta para o Sol, porém lança ao espaço incrível quantidade de energia eletromagnética de largo espectro. 
Essa radiação, ao encontrar com o campo magnético da Terra, gera vários efeitos; desde alguns bonitos de se observar, como as auroras Boreais, a outros potencialmente desastrosos, como falhas na comunicação via ondas de rádio. (Ondas usadas na televisão, rádio, celular e telefones). Caso a Terra absorver muita radiação, problemas na fiação elétrica também serão visíveis, o que pode gerar falta no suprimento elétrico de algumas regiões. Estas consequências são mostradas no filme.
Mas o que gera a morte de tudo o que há na terra é uma erupção solar forte o suficiente para que o seu material, o gás numa alta temperatura, alcance a Terra. Sabe-se que se poucos cm³ do material do sol alcançar à terra toda a água evaporará pelo aumento da temperatura. Também se sabe que fulgurações solares, erupções violentas, são possíveis, principalmente nos períodos de grande atividade solar. Neste ano de 2012, o sol enfrenta um dos períodos de atividade mais intensos.
Nos filmes há muita ficção, principalmente os que retratam cataclismos e destruições em massa, como forma de atrair atenção do público para lotar os cinemas e locadoras. Porém, em alguns filmes, são retratadas situações em que realmente podem se tornar realidade, mas, muitas vezes de forma exagerada. 

Nenhum comentário:

Recentes: