17 abril, 2012

HISTÓRIA - Criação de um filme sobre algum "estilo político".


(Grupo de Lorena Alvim, Luã Reis, Wilie Adorno e Yuri Oliveira.)

RESUMO DE “VIAGEM DE SANGUE”


Yóu Li é o filho do meio de uma tradicional família de Taiwan, dona de uma pequena, mas de qualidade, loja de tecidos. Yóu Li, 28 anos, filho de Treg-Tank com sua terceira esposa, Gyjik Pull tinha o sonho de ser Historiador, desde pequeno sonhava com isto.  Yóu Li gostava muito de viver na ilha “Formosa”, embora as imagens traumatizantes da infância de milhares de taiwaneses sendo mortos, durante o regime autoritário japonês, terem o marcado para sempre. Em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, Taiwan voltou a ser governada pela China. De início, todo mundo inclusive Yóu, que gostava de estar a par dos acontecimentos da sua terra, estavam apreensivos com o novo modelo de governo que viria.
No decorrer do tempo, Yóu, após esperar durante dois anos por uma vaga na universidade, conseguiu ingressar na Faculdade estatal Paidying, na cidade de Taipei. Esta demora não foi sua culpa ou porque estava pouco preparado; com o novo modelo político “tudo para todos”, alguns recursos se tornaram extremamente demorados de se conseguir, devido à longa fila de pessoas que se formavam para usufruir de tais recursos e pouco investimento do governo para ampliar os serviços. Quando estava na faculdade, Yóu não se alimentava pois sempre faltava alimento nas conzinhas, a demanda era muito pela quantidade de oferta; e o pior era que os alunos não podiam comprar seu próprio alimento pois era uma “tentativa de conspiração” contra o regime socialista e à favor do capitalismo. Somente quando retornava em casa, que ele poderia se alimentar normalmente.
Quando Yóu Li concluiu seu curso de História, em 1952, Taiwan estava sobre o regime autoritário de Chiang Kai-shek, um generalíssimo que odiava a “rebelião comunista” da China continetal. Com isso, Taiwan ficou muito parecida com “uma base norte americana”. Yóu conseguiu um trabalho em uma escola local, que ganhava o suficiente para sobreviver. Para ampliar seu currículo, Yáo tomou a decisão mais arriscada e perigosa da sua vida: ir para a China continental visualizar de perto o movimento do partido Chinês. 
Para entrar no país, Yáo Li teve que falsificar seu passaporte, pois estrangeiros vindos de nações “não amigas” eram proibidos por risco de ascender o desejo capitalista em sua população. Lá, Yáo ficou hospedado na cidade de Zhengzhou, em um hotel barato e na periferia da cidade. Depois de arrumar seus pertences trazidos, Yáo ligou para alguns contatos, recebidos de amigos em Taiwan, para fazer algumas entrevistas e fazer mais amigos para complementar sua pesquisa.
Após alguns dias e dados obtidos, Yáo Li fica comovido pela vida sem liberdade e precária das pessoas. Ele fica sabendo que as crianças, para começarem a estudar, demoram sete anos, pois o número da procura é bem maior que a oferta; algo parecido que ele enfrentava quando sua terra natal, Taiwan, não tinha sido invadida pelo governo de Chiang Kai-shek. Yáo constatou, também, que não era somente na educação que o socialismo da China ficava a desejar, a saúde e a segurança eram tão desorganizadas e comprometidas que a expectativa de vida era uma das mais baixas da Ásia.
Satisfeito com seus resultados, Yáo Li decidiu retornar à Taiwan. No aeroporto, Yáo Li foi chamado pela polícia chinesa para uma “conversa” na delegacia, instalada no próprio aeroporto. Lá, Yáo Li foi acusado, sem provas, de estar a serviço de Washington, espionando a política e economia da China, que teria, mais tarde como objetivo o lançamento de uma bomba nuclear americana em solo chinês. Yáo foi encapuzado por um pano preto, levado a uma prisão, que mais tarde descobriu ser Balayadit.
Em Balayadit, Yáo passou os piores momentos da sua vida, ficou em uma cela com 20 presos, que foi feita para 5, e constantemente era torturado, com o objetivo de “assumir” estar a serviço dos EUA. Após 18 anos, Yáo foi solto, de maneira tão misteriosa como foi preso.A primeira coisa que fez, quando foi solto, foi voltar pra Taiwan, voltar pra sua família, que pensava que estava morto.
De volta à Taiwan, em 1970, Yáo Li decide escrever um livro, intitulado como “viagem de sangue”, contando tudo o que passou e aprendeu quando estava preso, em Balayadit.


(Do Grupo de Tainá Barreto, Ícaro Ricardo, Taís Marinho, Suzanne Oliveira, Larissa Maria e Andressa Lima)

RESUMO DO FILME "SOLD"


O mundo Rublo é formado por pessoas que vivem num ciclo de vida completamente fechado e dedicam-se apenas a aprender sobre o mundo Dólar, pois, quando completam 18 anos, passarão por um teste de vivência, que dura cerca de um ano, onde logo após, será enviado para viver no mundo Dólar. Este é tido como paraíso entre os habitantes do Rublo, que, por sua vez, fazem de tudo para passar no tal teste.
No meio disso, Joe, um garoto de 17 anos, habitante de Rublo, acha esse sistema influenciador e pelo que estudou o mundo Dólar não pode ser tão perfeito assim. Acha que a visão de liberdade deste mundo é ilusionista e por trás disso, há pessoas egoístas e que têm como objetivo apenas lucrar em cima deles.

Estando na última fase antes do teste de vivência, Joe passa sua opinião para seus amigos, e consegue formar um grupo, onde lutam para fugir dos dois mundos, sem sucesso. Quando completam 18 anos, armam um plano de não obedecerem a ordens para ser desaprovado do teste de vivência, mas, o sistema do mundo Dólar foi mais forte, fazendo com que sua mente fosse influenciada, aceitando viver no mundo imposto a ele.




(Capa do filme do grupo de Rodrigo Nascimento, Almir Fernando, Thiele Galvão, Larissa Maria, Paloma Sotero e Adressa Vidal.)

RESUMO DE "THE RED BUTTON"


Entre 1939 e 1945 aconteceu a Guerra Fria, onde a Alemanha encontrou-se dividida pelas superpotências mundiais, URSS e EUA.
No dia 13 de agosto, foi construído o muro de Berlin, dividindo a Alemanha em dois sistemas, Capitalista e Socialista. De cada lado existia uma família tradicional, que sofria pela influência da guerra fria. Do lado capitalista exista Charly, um excelente cardiologista, pai de família, com um casal de filhos, Tani e Herry, que estudavam em uma das melhores escolas do lado capitalista, sua esposa Marily era uma arquiteta renomada. Sua família era muito feliz e harmoniosa.
Do outro lado, no sistema socialista, existia a família de Max, recepcionista, pai de duas meninas, Lety e Jeniffer, sua esposa Gloria, trabalhava em um supermercado. A pequena Lety de 9 anos, sofria de um problema no coração e precisava ser operada urgente.
Na casa do governo existia um Botão Vermelho, que se apertado o muro de Berlin era destruído, esse botão até então nunca foi pensado em ser apertado. Mas o presidente Stiven, do sistema econômico socialismo, tinha uma filha de 9 anos, Sasha, que sofria da mesma doença de Lety. As duas garotas estavam dividindo o mesmo quarto em um hospital precário, com poucos medicamentos disponíveis e médicos de má qualificação.
Antes da construção do muro de Berlin, Lety era tratada por Charly e estava apresentando melhoras no seu quadro clínico. Sua cirurgia estava marcada, porém com a construção do muro, Lety e sua família ficaram proibidas de passar para o outro lado e impossibilitadas de realizar sua cirurgia e terminar seu tratamento.
O presidente Stiven, vendo a sua filha e sua colega de quarto, Lety, sofrerem, decidiu procurar uma solução, mas não conseguia. Pois os médicos do lado socialistas não tinham uma grande qualificação, e o hospital do próprio governo era precário.
A cada dia que se passava o estado de saúde de Lety piorava, pois seu tratamento foi interrompido, suas crises eram frequentes e seu quadro clínico era complicado. Toda sua família sofria muito com a situação. Mas Lety não resistiu e morreu. Vendo toda essa situação de Lety, o presidente ficou preocupado, pois podia acontecer o mesmo com sua filha. Então decidiu apertar o botão vermelho para que todo o seu território pudesse ser capitalista, e assim, os médicos se qualificassem melhor, os hospitais serem de qualidade, os medicamentos suficientes e sua filha Sasha, pudesse ser tratada por médicos de qualidade.

Nenhum comentário:

Recentes: